terça-feira, 21 de junho de 2011

Formação do médico é tema em debate

Dr. José Carlos Duarte dos Santos acredita que a AMRIGS tem que conhecer a nova
dinâmica de formação do médico
A abertura de novas faculdades médicas foi questão na reunião de junho do Conselho. A União e algumas entidades médicas do país dizem que faltam médicos no país. Lamentando a postura do Governo, o Dr. José Carlos Henrique Duarte dos Santos afirmou não haver falta de médicos, mas sim má distribuição. "O Governo sente que não tem médicos, mas não existe uma postura de governo que e interiorize o médico", falou o conselheiro.

Segundo levantamento da AMB, o Brasil é o segundo país com maior número de cursos de medicina, perdendo apenas para a Índia. O MEC estuda a criação de sessenta novas faculdades de medicina. A maioria, particulares. O Conselho de Representantes da AMRIGS questiona a qualidade de ensino que as novas faculdades vêm disponibilizando.

Duarte dos Santos alega que existe uma transformação total na formação do médico no país e que, por isto, são necessárias mudanças. "É necessário que nós tomemos conhecimento da dinâmica dessa formação. Esse novo médico tem perfis, e ele deverá ter uma educação continuada, que não é só mais através da residência", afirma o médico.

A partir da fala do Dr. José Carlos Henrique Duarte dos Santos a questão foi encaminhada para a Comissão de Ensino Médico e voltará a ser tema em debate.

Confira um trecho em vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário