quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dr. Newton Barros traz pauta da AMB para o CR

Dr. Newton Barros esteve com a diretoria da AMRIGS e com o CR

A reunião do dia 14 de abril contou com a presença do 2º vice-presidente da AMB, Dr. Newton Barros. O ex-presidente da AMRIGS apresentou dados que servirão de guia para a atual diretoria da AMB.

A preocupação é com a situação da saúde pública no Brasil. Segundo Dr. Newton Barros, é necessária a revisão da EC 29 e a qualificação do médico, bem como do atendimento. Hoje, o SUS é responsável por 44% dos gastos com saúde no país. 56% dos gastos com saúde no Brasil saem dos bolsos dos pacientes e de planos de saúde privados.

A saúde suplementar cobra dos médicos rapidez no atendimento. Isto, na prática, se traduz em anamnese insuficiente para fazer um diagnóstico adequado e excesso de requisição de exames.

Veja mais na entrevista: 

Após a explanação vieram perguntas e comentários. Dr. José Carlos Duarte dos Santos preocupa-se com a falta de anamnese. "Nós, médicos, temos que pensar na qualidade do atendimento", disse.

O segundo secretário do conselho, Dr. Túlio Wenzel, questionou se houve derrota na maneira como foi aprovada a Emenda 29. Dr. Armindo Pydd, da Comissão do SUS, explica: "Foi ruim porque o governo se esquivou do reajuste de recursos, mas bom porque agora podemos cobrar que estes recursos não sejam desviados".

Galeria de fotos:


Revisão da EC 29 
Para conseguir que a revisão da EC 29 a AMB e a OAB criaram um projeto de lei de iniciativa privada. Para ir à votação é preciso 1,3 milhão de assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário