quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conversas Cruzadas debate alimentação do brasileiro

O Conversas Cruzadas (transmitido pela Tvcom, canal 36 da NET ou ao vivo pela internet) do dia 29 de julho teve como pauta a alimentação dos brasileiros. O nutrólogo, endocrinologista e conselheiro da AMRIGS, Dr. Varo Duarte participou do debate juntamente com o Diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Paulo Henkin, do cardiologista, Dr. Fernando Lucchese, e da professora da faculdade de Nutrição da PUCRS, Raquel da Luz Dias.


O tema da alimentação surgiu após divulgação do estudo “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa constatou que menos de 10% dos brasileiros ingere a quantidade recomendada de legumes e frutas. Grande maioria consome sal e açúcar acima do limite considerado saudável. 82% ingere gorduras saturadas em excesso e 68% não ingere suficientemente fibras. E a alimentação no meio rural é mais nutritiva que a da população urbana.

Outro dado preocupante: adolescentes consomem entre 15 e 18% mais açúcar que adultos. 30% a mais comparado ao consumo dos idosos. Isto, associado à alta ingestão calórica, representa risco de os jovens virem a ser adultos obesos.

No programa, Dr. Varo Duarte ressaltou a importância da educação alimentar começar desde cedo, até mesmo nas escolas. Ele citou versos do Dr. Eugênio Carvalho Junior, que ensinam sobre o assunto em rimas. Dr. Varo Duarte trabalhou na Secretaria de Educação do Estado buscando melhorar a merenda escolar.

Os livros do Dr. Varo Duarte podem ser adquiridos na AMRIGS ou pelo site: http://www.amrigs.com.br/?pagina=atendimento-Livraria

Nenhum comentário:

Postar um comentário